O Estado racional, em Hegel, portanto, seria aquele que atuaria de modo a prevenir a sobreposição do interesse individual, na sociedade. Para Marx y Engels, la clase obrera industrial es la única que, por su imposibilidad de una adquisición privada, . Ocorre que a vontade do povo copia a vontade dos soberanos: são os interesses de propriedade. Tal generalização teria tornado vazio de efetividade pública o próprio critério de roubo: “Aplicando a categoria de roubo de lenha onde não deveria ser aplicada, você também a exonera onde deveria ser aplicada.” (MARX, 1975i_____. _____. Todas nos legaram uma desigualdade de riqueza e casta ao lado da qual era impossível encontrar a sombra de uma igualdade de direitos. Este só desenvolveria as paixões individuais para o bem comum, num primeiro momento, mas, num segundo, haveria uma espécie de falência da “mão invisível”, não realizada na forma de Estado. Os novos legisladores declararam: “Todos os homens são iguais por natureza e à face da lei.” Mas tal declaração seria não só “ambígua e redundante”, na medida em que “é então a igualdade política que se quer designar”, como ainda indefinida, já que não há igualdade política sem igualdade social: Mas o que é a igualdade perante a lei? So pena de llevar una vida gravemente inmoral, una típica persona acomodada, como usted y como yo, debe ceder la mayor parte de sus bienes económicamente valiosos, y gran parte de sus ingresos, destinando los fondos a disminuir eficazmente el grave sufrimiento de los demás. [...] Este artigo edificante da Declaração dos direitos supõe várias espécies de desigualdades civis, o que significa desigualdades perante a lei: desigualdade de castas [...] desigualdade de riquezas [...] desigualdade de merecimento [...]. los marxistas hacen una distinción entre propiedad privada y propiedad personal, definiendo a la primera como los medios de producción, haciendo referencia a la empresa privada basada en una producción socializada y mano de obra asalariada; mientras que la segunda son los bienes de consumo o cosas producidas por un individuo. Esto bien podría ser el eslogan de un partido comunista o incluso una cita del mismo Marx, pero no, estás palabras salieron de la boca de Klaus Schwab, el fundador del World Economic Forum (Foro Económico Mundial), una plataforma globalista financiada por unas mil empresas multinacionales. Para Marx, Hess levanta a questão da necessidade do Estado como se tal fosse um desenvolvimento conceitual particular, enquanto, na verdade, tal questão foi colocada pela história: “As questões são vozes descompromissadas do tempo que abraçam os indivíduos”, a “própria história mundial não tem outro método de resposta a não ser despojando-se de velhas questões e colocando outras novas”, e “a verdadeira crítica analisa as questões e não as respostas [...] a solução de uma equação algébrica é dada uma vez que o problema foi colocado em sua forma mais simples e mais nítida, de modo que cada pergunta seja respondida tão logo se torne uma questão real.” (MARX, 1975e_____. Recherche sur le principe du Droit et du Gouvernment. Hoy aumenta la resistencia al capitalismo, al imperialismo y a todos los sistemas de opresión. The question of centralisation in itself and with regard to the Supplement to n. 137 of the Rheinische Zeitung. No llegó a ser un capitalismo en el sentido pleno, pero sí un paso adelante para su capacitación. Marx Propiedad privada para Marx La propiedad privada es pues el producto, el resultado, la consecuencia necesaria del trabajo enajenado, de la relación externa del trabajador con la naturaleza y consigo mismo. Marx afirma que el fetichismo de la mercancía es algo intrínseco a las sociedades productoras de mercancías, ya que en ellas el proceso de producción se autonomiza de la voluntad del ser humano. O Estado racional é aquele que realiza a liberdade não meramente formal, mas de modo real, dado o seu caráter eminentemente pedagógico: constituir o Estado é constituir a vontade geral. Disponível em: http://www.marxists.org/reference/subject/economics/proudhon/property/index.htm. Marx (1975i, p. 227)_____. Acusa a Gazeta de Augsburg de estar especialmente incomodada com o artigo da Gazeta Renana, pelo fato de este ter desnudado as ideias comunistas como ideias que “não cheiram a água de rosas”, justamente depois que a própria Augsburg defendera que a monarquia se deveria apropriar da proposta comunista. Acesso em: 24 mar. London: International Publishers, 1975j. La propiedad privada se distingue de la propiedad pública, que es propiedad de una entidad estatal, y de la propiedad colectiva o cooperativa, que es propiedad de un grupo de entidades no gubernamentales. El producto se llama mercancía, mientras que el productor obrero asalariado. Contrapomo-nos a Hobsbawm, nesse sentido, considerando antes que seria um exagero dizer que Proudhon não contribuiu para a formação do pensamento de Marx, diante da inegável presença de Proudhon, num artigo-chave para a virada de Marx para a crítica da propriedade privada. KARL MARX Este movimiento que tiende a oponer a la propiedad privada la propiedad privada hecha común, se expresa de forma animal cuando opone al matrimonio (que evidentemente es una forma de propiedad privada exclusiva) la comunidad de mujeres, en la que la mujer se convierte en propiedad colectiva y vulgar. Se, no artigo contra Hermes, é possível identificar o tipo de Estado que Marx pretende, quando defende uma República Democrática, a referência de Estado democrático como dissolução do Estado aparece pela primeira vez no primeiro texto em que ele critica o utopismo socialista, mediante uma contraposição a Moses Hess, em 5 de maio de 1842HESS, M. Deutschland und Frankreich in bezug auf die Zentralstionsfrage. Confiscación de la propiedad de los emigrados y rebeldes. Indica que as ideias dos socialistas mais profundos, como Leroux, Considerant e Proudhon, só podiam ser criticadas se compreendidas de um modo rigoroso: A Gazeta Renana, que não pode admitir a realidade teórica das ideias comunistas mesmo na sua forma presente, e pode menos ainda desejar ou considerar possível sua realização prática, irá submeter essas ideias a um pensamento crítico. São Paulo: Códex, 2003. argumenta que Hegel concordara com Adam Smith que uma comunidade moral poderia decorrer das paixões humanas individuais, mas discordara que tais paixões individuais pudessem resultar em bem comum, sem que elas fossem desenvolvidas em um Estado soberano mediador: O problema enfrentado por Hegel era quase precisamente o mesmo abordado pelos pensadores ingleses e escoceses do princípio do século XVIII. La similitud con Hegel es tal que Marx incluso utiliza preferentemente el concepto específico de Hegel, Entfremdung (“extrañamiento”, en el sentido de hacerse extraño a sí mismo), para determinar la alienación o enajenación. O Estado é uma associação livre de seres morais: “Onde encontra Hermes a prova de que o Estado é um Estado cristão, que sua finalidade é, em vez de uma associação livre de seres morais, uma associação de crentes, em vez da realização da liberdade, a realização do dogma?” (MARX, 1972b_____. In: MECW. Es decir tiene aspecto cualitativo (como valor de uso, bien útil para el hombre) y cuantitativo (como portadora de valor). Las formas de la propiedad cambian en cada nueva etapa histórica. (Original publicado em 1841)., p. 43). O como dice el saber popular: "todos somos iguales pero algunos son más iguales que otros". O combate à propriedade privada que os socialistas defendiam fora justamente o mote essencial de Hegel, na sua refutação à democracia. Sob este ponto de vista, pode-se dizer que todas as nossas constituições foram a expressão fiel da vontade popular: vou prová-lo. ¿Qué es la propiedad privada para Karl Marx? _____. La . O povo se pôs a raciocinar [...] Cinco anos depois da publicação da brochura de Sieyès, o terceiro estado era tudo, o rei, a nobreza e o clero já nada valiam. [...] [Entretanto] o espírito que originou o movimento de 89 foi um espírito de contradição; isso bastou para demonstrar que a ordem que substituiu a antiga nada teve de metódico e refletido; que nascida da cólera e do ódio, não podia ter o efeito de uma ciência formada na observação e no estudo; numa palavra, que as bases não eram deduzidas do conhecimento profundo das leis da natureza e da sociedade. afirma: “Suprimi a propriedade e conservai a posse; e, só com essa alteração no princípio, mudareis tudo nas leis, o governo, a economia, as instituições: expulsareis o mal da terra.” A reforma econômica deveria levar, mais especificamente, à própria abolição do Estado - ao invés de uma nova forma estatal. (Original publicado em 1842). Hegel, porém, queria mais. O direito realmente racional já foi determinado, mas sua efetivação depende não só desse desenvolvimento unilateral do conceito, como também da política. O Augsburg realmente acredita que a indignação e o silêncio refutam os fatos do momento? Ésta afirmaba que la propiedad es un resultado natural del trabajo que mejora la naturaleza; y por tanto, en virtud del gasto de trabajo, el trabajador tiene derecho a su producto[8]. El capitalismo y el comunismo son modelos económicos opuestos. 2014.http://www.marxists.org/reference/subjec... Berlin, May. V. 1., o fato de que o Código Civil Prussiano também “saiu desse lobo”, mas que isso demonstraria apenas que algumas filosofias/Estados da modernidade são menos profundas que outras. (Original publicado em 1841)., p. 44). Ao se contrapor a Hermes, Marx explicita claramente que o seu posicionamento é simultaneamente hegeliano e crítico de Hegel, republicano e crítico do regime vigente. Comments on the latest prussian censorship instruction, publicado pela primeira vez em 10 de janeiro de 1842, no, Hegel chegara a comemorar a Revolução Francesa, por esta ter buscado engendrar, na prática, a racionalidade do Estado desenvolvida conceitualmente pela filosofia iluminista, contudo, defendera a Monarquia Constitucional como uma realização prática mais perfeita de tal racionalidade. V. 1., p. 260). 2014.http://www.marxists.org/reference/subjec... V. 1. ressalta que, ao instituir como roubo de lenha qualquer forma de recolhimento de madeira, sem diferenciar o ato de retirar essa madeira de uma árvore do ato de recolhê-la do chão, a Assembleia Prussiana dera como lei não os costumes populares - os quais tinham o hábito de atribuir como roubo apenas a retirada da madeira - e sim os costumes não populares. Para Hobsbawm (1983, p. 52), “afirmar que Proudhon influenciou Marx ou contribuiu para a formação do seu pensamento seria um exagero”, dado que “Marx elogiou Proudhon não porque tivesse algo a aprender com ele, mas porque o viu como um pioneiro da ‘crítica da economia política’ que ele próprio entendia como a tarefa teórica fundamental”. expressou critérios de propriedade contraditórios, quando definiu as cláusulas da lei do roubo de lenha, na Prússia, os quais acabaram por revelar que o interesse que foi afirmado como público pela lei era, na verdade, o interesse particular dos proprietários privados rurais, os quais compunham uma minoria. No entanto, a nova religião esteve longe de dar todos os seus frutos.” (. Para Hegel, a constituição política da liberdade de competição desenfreada entre os homens não era ainda a constituição de uma comunidade plenamente racional, e é nesse sentido que a Monarquia Constitucional Prussiana seria um avanço em relação à República Francesa. A realidade moderna expressava uma segregação do espírito desenvolvida que não permitia mais a democracia - unidade feliz - mas exigia a monarquia constitucional - unidade madura -, no sentido de que não cabia mais o retrocesso em relação ao desenvolvimento do individualismo. La teoría marxista es un conjunto de ideas políticas, económicas y sociales creadas a mediados del siglo XIX por Karl Marx y su colaborador Friedrich Engels, que consisten en modificar el orden social y criticar el capitalismo, que tuvieron gran repercusión e influencia en diversos acontecimientos del siglo XX. Sem o desenvolvimento do Estado, não haveria o desenvolvimento efetivo da liberdade. La propiedad privada son los bienes de cualquier tipo (viviendas, capitales, vehículos, objetos, herramientas, incluso fábricas, edificios enteros, terrenos o corporaciones) que pueden ser poseídos, comprados, vendidos, arrendados o dejados como herencia por personas naturales y jurídicas distintas del Estado, es decir … Sendo o direito costumeiro dos pobres o verdadeiro conteúdo da liberdade dos homens, então o conteúdo do direito racional ainda não adquiriu forma legal. La explicación que da Marx sobre la alienación tiene dos características, una conceptual (se limita al capitalismo) y otra estilístico que se expresa mediante opuestos que son: El trabajo le es externo al trabajador, no pertenece a su ser, El trabajador en su trabajo no se siente bien, no desarrolla su energía físico-espiritual, El trabajador se siente en si solo fuera del trabajo, Su trabajo no satisface necesidades propias, satisface necesidades extrañas a el, Su trabajo no es propio, es propiedad de otro, El hombre-trabajador solo se siente libre en sus funciones animales: comer, dormir, procrear. (MARX, 1975j_____. No artigo “Sobre o Editorial 284 da Gazeta Geral Augsburg”, de outubro de 1842, ele se defende da acusação promovida pela Gazeta de Augsburg de que a Gazeta Renana teria um caráter comunista, argumentando que a revista não era comunista, mas abordava o comunismo, na medida em que este se apresentava como um fato não ignorável e levantava questões extremamente importantes: Que a profecia de Sieyes tenha se tornado verdade e que o terceiro Estado tenha se tornado tudo e queira ser tudo - tudo isso é reconhecido com a mais triste indignação por Bulow - Cummerow, pelo último político berlinense, pelo Dr. Kosegarten e por todos os escritores feudais. O fato de o jovem Marx explicitar uma teoria de Estado que remete a Rousseau ratifica o seu caráter eminentemente democrático, dado que Rousseau era partidário da democracia direta: nele, o poder soberano pertence ao povo unido, união que forma uma vontade geral a qual não pode ser transferida ou representada. Fica evidente aqui o tom rousseuaniano do Estado almejado pelo jovem Marx, na medida em que, nele, o Estado que realiza a liberdade na modernidade é o “grande organismo no qual as liberdades jurídica, moral e política devem-se realizar e no qual cada cidadão, obedecendo às leis do Estado, está a obedecer às leis naturais da sua própria razão” (MARX, 1972b_____. March 1842-August 1843. Puede expresarse en esta primera forma incluso sin el desarrollo avanzado de la propiedad privada (como en la antigua Roma, Turquía, etc.). Marx defende o todo como o verdadeiro fundamento racional do Estado, não em termos de ideia e sim de determinação de todos. Tese (Doutorado) - Tradução de Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. En 1835 inició los estudios sobre leyes en la universidad de Bonn, época en que comienzan a brotar sus primeras ideas revolucionarias. Considerando que “o trabalho destrói a propriedade”, Proudhon (1975, p. 33)PROUDHON, P-J. O direito dos pobres, mesmo que não fixado ainda em lei, é que estaria de acordo com o fim do direito racional: realizar a liberdade dos homens. As ideias socialistas deveriam ser refutadas, ainda que não fossem realizáveis. Para Marx, as ideias socialistas eram perigosas porque capazes de envolver os homens em ideais irrealizáveis e desviá-los do real caminho de emancipação, a luta política. In: MECW, v. I. London: International Publishers, 1975. A desigualdade seria assim um momento animalesco dos homens e estaria anterior à história propriamente humana, distinta - e que subsume - à história natural, visto que a desigualdade é também o momento da não liberdade. Seria um paradoxo: na modernidade, os homens se afirmam humanos (livres), fixando formas de vida animal (não livre). Qu’est-ce que la propriété? (Original publicado em 1840). No artigo “Sobre o Editorial 284 da Gazeta Geral Augsburg”, retomando o argumento da razão efetiva como razão popularmente determinada, outrora utilizado no artigo contra Hermes, Marx defende a necessidade de a filosofia compreender profundamente as ideias socialistas e ultrapassá-las objetivamente. In: MECW. Petrópolis, RJ; Vozes, 2002. [...] Sempre por imitação do regime antigo. London: International Publishers, 1975j. 2014.http://www.marxists.org/reference/subjec... In: MECW. Al hacer clic en el botón Aceptar, acepta el uso de estas tecnologías y el procesamiento de tus datos para estos propósitos. 2014.http://www.marxists.org/reference/subjec... En cada momento de nuestras vidas nos enfrentamos a drásticos desacuerdos sobre lo que los seres humanos deben y no deben hacer. O autor dá suas abstrações como filosofia. Letter to Arnold Ruge. Marx y la abolición de la propiedad privada - Enguardia A lo largo de la historia todas las sociedades han creído, de una manera u otra, en el derecho a la propiedad. A pesar del tiempo transcurrido mantiene plena vigencia y en esta nota te invitamos a reflexionar sobre la propiedad privada a raíz de la lucha por una vivienda digna como se expresó en Guernica. Disponível em: http://www.marxists.org/reference/subject/economics/proudhon/property/index.htm. O artigo no qual Marx analisa o sistema político hegeliano é conhecido sob diversos títulos: “Manuscritos de Kreuznach”, “Crítica do Estado hegeliano”, “Crítica da filosofia hegeliana do direito público” e “Crítica da filosofia do direito de Hegel”. Quem julgou que equivocadamente a igualdade política se constituiria em igualdade real foi justamente o povo. In: MECW. Communism and the Augsburg Allgemeine Zeitung. TEORIA DEL ESTADO 2009 Rene Peón Velázquez 30/12/2009 EL ORIGEN DE LA FAMILIA, PROPIEDAD, La propiedad privada es pues el producto, el resultado, la consecuencia necesaria del trabajo enajenado, de la relación externa del trabajador con la naturaleza y consigo mismo. (Original publicado em 1841). In: MECW. London: International Publishers, 1975i. Con esto, sobrevino una mayor brecha popular entre los ámbitos populares y la alta burguesía, la cual concentraba los medios de producción, los medios de información y el capital. Qu’est-ce que la propriété? Qu’est-ce que la propriété? La palabra capitalismo se forma de la unión entre el sustantivo capital, que en este contexto significa \'grupo de recursos económicos\', y el sufijo heleno ismo, que significa sistema. Unilaterais, estes não apreendiam os interesses dos pobres, tal como deveriam, como a verdadeira matéria da liberdade dos homens, como o verdadeiro conteúdo que deveria ser fixado pelo direito racional. Diferença entre as filosofias da natureza em Demócrito e Epicuro. Influido por el auge del mercantilismo, Locke sostenía que la propiedad privada era anterior e independiente del gobierno. Marx, básicamente, consideraba que hay una triple raíz histórico-genética en la alienación: la propiedad privada, la división del trabajo y la producción mercantil. Resumindo, os meios de produção devem ser coletivos. London: International Publishers, 1975e. He aquí un par de párrafos propios de Marx al respecto. Debates on the law on Thefts of Wood. De a poco se desarrollaron novedosas tendencias a la luz de los cambios venideros. Además, los enormes impuestos a las propiedades hace que cada vez menos gente pueda permitirse una propiedad. . 2014.http://www.marxists.org/reference/subjec... En todo caso, sí es verdad que Weber trató el problema de la burocratización, que fue más contemporáneo con él como hemos visto, aunque lo hiciera en una clave escéptica: "Yo pienso que el estudio del gran Max . [...] O povo foi imitador dos reis: quis dispor de lugares lucrativos em favor dos amigos e aduladores. London: International Publishers, 1975i. 2014.http://www.marxists.org/reference/subjec... 2014. In: MECW. Qu’est-ce que la propriété? Entretanto, De Tracy estaria equivocado: “Há progresso contínuo do gênero humano para a verdade e triunfo da luz sobre as trevas. Ao trazer à tona esse problema, os socialistas acabam por chamar bastante a atenção do Marx, o qual tentava subsumir a solução hegeliana por via da república democrática. Con ello, el objetivo del humano, que es su vida como especie o “ser-especie” , se transforma en el medio de su vida individual, es decir, alienada. 1972. Su forma de existencia es, pues, el capital, que debe ser anulado "como tal" (Proudhon). Salario y propiedad privada son idénticos, pues el salario que para el producto, el objeto del trabajo, el trabajo mismo, es solo una consecuencia necesaria de la enajenación del trabajo; en el salario el trabajador no aparece como un fin en sí, sino como un servidor del salario. Daniel Lencina . : A forma verdadeira da realidade, para Hegel, é a razão onde todas as contradições sujeito-objeto se integram, constituindo, desse modo, uma unidade e uma universalidade genuínas. 1975. Qu’est-ce que la propriété? La propiedad privada -y más específicamente la propiedad privada de las condiciones del proceso de trabajo- es el supuesto, la condición necesaria, de la explotación capitalista. Berlin, May. 1975. 1972. El comunismo ofrece que los medios de producción sean entregados a la clase obrera o proletariado, lo que permitiría entablar relaciones de igualdad entre los diferentes actores sociales, tal como asegurar una distribución equitativa de la riqueza y de los bienes producidos. 1975. (Original publicado em 1842). , p. 33). Así que, de nuevo, estos tipos, Engels, Marx, especialmente Marx… se equivocaron en su antropología. Aunque todavía no han abolido el derecho a la herencia, lo cierto es que los grandes impuesto de las herencias hacen que muchos acaben por dejar sus herencias a manos del estado. Berlin, May. A abolição da propriedade é o desígnio do comunismo. (MARX, 1975j_____. (Original publicado em 1842). Las clases improductivas son aquellas que no cuentan siquiera con la protección de la sociedad y no forman parte del aparato productivo de ella, cuya supervivencia está conminada constantemente y cuyas necesidades básicas no están siquiera cumplidas. (Original publicado em 1841)., p. 44). O Augsburg está numa fuga impertinente. Proudhon (1975, p. 29)PROUDHON, P-J. Tese (Doutorado) - Tradução de Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. Assim, Marx empreende a defesa de uma abertura aos modos como as questões podem ser resolvidas na história e a objeção à possibilidade de desenvolver o Estado apenas descobrindo o Estado ideal dentro da especulação conceitual. In: MECW. Sus consecuencias fueron el acceso a novedosas mercancías, la capacitación de novedosas rutas comerciales y la expansión del imperialismo occidental. Recherche sur le principe du Droit et du Gouvernment. No son un estrato traje, sino que puede dividirse a su vez en clase media alta, media y media baja, lo cual refleja las posibles diferencias respecto a sí. [...] Para Adam Smith não havia como retornar ao passado; na melhor das hipóteses haveria um hiato de repouso em futuro estacionário. Lisboa: Presença, 1972b. Tradução de Maria Rodrigues e Hans Harden. É nesse sentido que se torna completamente factível tomar como ponto de partida a defesa de uma República essencialmente democrática, por parte do jovem Marx redator da Gazeta Renana. _____. 1.). [...] Sem dúvida que há progresso sempre que um povo passa do estado monárquico ao democrático, porque, fraccionando o poder, oferecem-se maiores oportunidades de a razão substituir-se à vontade, mas afinal não há revolução no governo visto que o princípio continua a ser o mesmo. El príncipe de la potestad del aire, el dios de este siglo, la serpiente antigua, está más activa que nunca. São Paulo: Martins Fontes, 2003.) O nosso mal não é, pois, perfeitamente incurável [...] Ora, se o homem conseguiu instruir-se de tudo o que necessita saber, acreditamos que, não se enganando mais, deixará de sofrer.” (PROUDHON, 1975PROUDHON, P-J. (Original publicado em 1842). Para Platón suprimir la propiedad privada en la clase gobernante permite que . desenvolverão a defesa da dissolução da propriedade de modo cada vez mais central, no interior do projeto de desenvolvimento da democracia. In: MECW. La propiedad privada de la tierra y el capitalismo en el análisis clásico de Karl Marx. The question of centralisation in itself and with regard to the Supplement to n. 137 of the Rheinische Zeitung. O debe dejar de existir lo que reproduce el capital. Rheinische Zeitung, n. 137, 1842. Foge de questões capciosas e acredita que a poeira que levanta e o barulho nervoso que murmura em seu voo podem cegar e confundir a desconfortável questão, assim como ao leitor incomodado. (Original publicado em 1842). Hasta el día de hoy la educación en casa está prohibida. 3. ed. Tese (Doutorado) - Tradução de Conceição Jardim e Eduardo Lúcio Nogueira. Letter to Arnold Ruge. Isso também se confirma num artigo posterior, “Sobre o Editorial 284 da Gazeta Geral Augsburg” (MARX, 1975e_____. A cada estrato pertenecería una forma de vida y un modo de consumo, así como tensiones y negociaciones con el resto. La doctrina comunista nace como una crítica al modelo del capitalismo industrial, absolutamente predeterminado en la primera mitad del siglo XIX, más allá de que sus principios se remontan al XVIII.
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